• Amigos do Bhem

Marketing Social: por que as empresas investem para gerar valor?


A vontade de fazer bem ao próximo não se restringe apenas às pessoas, mas também alcança as empresas. Para uma sociedade melhor, negócios de diversos portes podem incentivar boas ações e, além de fazer a diferença para quem precisa, melhorar sua reputação no mercado. É aí que entra o Marketing Social.

Quando bem aplicado na prática, esse conceito traz benefícios em cada etapa do trabalho realizado que vai desde aumentar a motivação dos colaboradores até fortalecer o relacionamento com parceiros e fornecedores.

Já pensou em como ajudar o próximo pode melhorar o lucro do seu negócio? Leia este artigo e entenda as principais maneiras de gerar valor com o Marketing Social.


Entenda o que é Marketing Social

O termo “Marketing Social” surgiu na década de 1970 quando os especialistas em Marketing, Philip Kotler e Gerald Zaltman, notaram que ideias e comportamentos sociais se encaixavam junto das ações de Marketing. Por exemplo, uma empresa de roupas podia investir em campanhas de distribuição de agasalho para os necessitados.


As ações aplicadas pela estratégia de Marketing Social visam causar impacto social positivo, como o próprio nome sugere. Ou seja, ao invés de projetar seus planejamentos apenas na venda dos produtos, a empresa foca também na promoção de atitudes e ideias. Dessa forma, o público-alvo passa a se engajar e a se identificar com a imagem criada.


Avalie a importância do Marketing Social para o negócio

Hoje em dia, os consumidores querem sentir afinidade e empatia com a marca da qual compram produtos e serviços. É justamente essa mudança nos hábitos de consumo que faz o Marketing Social ser tão importante. Sem contar que a estratégia é uma maneira de atrair clientes genuinamente.

De acordo com um estudo realizado pelo Ipsos em 2019, 77% dos participantes afirmam que o Marketing Social é mais do que uma simples proposta de divulgação, ele contribui para um mundo melhor.

Confira, a seguir, todos os valores que o Marketing Social agrega à sua empresa:


  • gera valor para a marca: o ROI trazido por ações sociais é algo a ser considerado. Criar planejamentos solidários resulta em valor positivo para sua empresa. Logo, ela se torna parte da vida das pessoas ao atrair o público que prefere consumir de negócios apoiadores de boas causas;

  • melhora a reputação da marca: por meio de doações para organizações não governamentais (ONGs), o Marketing Social impacta positivamente na reputação da sua marca. Assim, os clientes identificam na empresa um propósito que vai além dos lucros;

  • usa incentivos fiscais: os tributos pagos por meio de impostos ao governo podem ser deduzidos quando a empresa realiza doações para causas sociais. Existe, inclusive, a possibilidade de escolher qual projeto investir usando as leis de incentivo fiscal;

  • gera mudanças positivas de dentro para fora: os colaboradores da empresa e seus familiares também serão impactados positivamente com esse tipo de ação. Afinal, fazer o bem também faz bem.

Coloque o conceito em sua empresa

Agora que você já sabe como o Marketing Social agrega valor à sua empresa, é preciso identificar qual estratégia deve ser implementada. Entre as principais opções estão doações de produtos ou materiais para entidades, criação de um próprio projeto social ou reforço na divulgação de alguma causa.


Antes de tudo, se torna necessário escolher a ONG e o propósito que deseja apoiar. É importante, preferencialmente, que sua marca esteja alinhada, de alguma forma, com os objetivos e necessidades da instituição.


Um bom exemplo é a empresa de construção e arquitetura Athié e Wohnrath que baseia seus projetos no conceito “inspiração”. A partir daí, construiu a sede de uma ONG em São Paulo que transforma e inspira a vida de crianças carentes. Mas como escolher uma instituição confiável para apoiar? Veremos a seguir.


Busque transparência na hora de apoiar ONGs

Encontrar uma ONG confiável para apoiar pede pesquisa, afinal, ninguém quer investir em instituições que não são transparentes sobre seus dados. Outro ponto importante é conversar com os responsáveis pela ONG e, se possível, acompanhar suas ações na mídia.


Pode até ser que o budget disponível para ações sociais na sua empresa seja um impedimento inicial. Mas você pode ajudar de formas diferentes, como com doação de material, disponibilização de serviço ou promoção de evento. Caso sua empresa seja de pequeno porte, o mais indicado é doar para uma ONG que já coloque a mão na massa, sem muitos intermédios.


Importância de apoiar com frequência

O grande segredo do Marketing Social é a ação contínua. Isto é, como você irá divulgar para o público as campanhas feitas pela sua empresa, se mostra interessante que elas aconteçam frequentemente. Parcerias ou doações fixas são modos de apadrinhar uma instituição em causa e, consequentemente, ampliar o reconhecimento da marca para o público-alvo.


Pronto! Agora você já sabe como o Marketing Social pode agregar valor positivo ao seu negócio. Seja por meio das leis de incentivo fiscais, doação de material ou outros modos de ajudar, o mais importante é sempre tomar atitudes conforme as possibilidades.


Gostou das informações do artigo? Então compartilhe nas redes sociais com outros empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas e promova uma cadeia que só leva benefícios para todos os envolvidos!

Este‌ ‌conteúdo‌ ‌foi‌ ‌doado‌ ‌por‌ ‌‌SHARE‌ ‌|EPIC‌ ‌CONTENT‌

Planejador‌ ‌de‌ ‌Pauta:‌ ‌‌Lívia Santos

Redator:‌ ‌Carina Xavier

Revisão:‌ ‌Epic Content


0 visualização
  • whatsapp
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle