• Amigos do Bhem

Afinal, como praticar a Responsabilidade Social Empresarial?


Muitos negócios incluem a Responsabilidade Social Empresarial como um importante valor. Isso acontece porque as empresas se conscientizaram sobre o seu papel na hora de reduzir as desigualdades dentro da sociedade e transmitir uma mensagem positiva aos consumidores.


Mas, será que você sabe exatamente do que se trata e como colocar em prática? Caso a resposta seja negativa, lembre-se que antes de qualquer ação, é preciso compreender os elementos envolvidos nessa realidade. Só assim será possível elaborar campanhas que tenham tudo a ver com o perfil da sua marca e despertem identificação.


E é sobre como as iniciativas sociais se tornaram parte das organizações e o que isso significa que vamos falar hoje. Confira a seguir!


Entenda o que é Responsabilidade Social Empresarial

Em um conceito mais amplo, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é o comprometimento de uma empresa com a sociedade. Ou seja, significa que seu desenvolvimento em todas as etapas do trabalho deve acontecer de forma sustentável e com atividades que contribuam para melhorias no contexto social.


Quem pratica a RSE visa muito além do lucro. Sua preocupação é com a preservação do meio ambiente, com a diversidade e com a promoção da igualdade social. Para isso, o foco da gestão precisa ser pautado em relacionamentos mais humanizados e na preservação de recursos ambientais.


Também convém explicar que uma empresa com esse tipo de responsabilidade, ligada diretamente à ética e a transparência, adquire uma vantagem competitiva diante dos consumidores e investidores. Afinal de contas, a construção da imagem e das iniciativas sociais possui um retorno importante em longo prazo.


Saiba como colocar a responsabilidade social em prática

Ética e sustentabilidade são questões indispensáveis para a prática da Responsabilidade Social Empresarial. E para auxiliar as organizações nessa implementação, em 2010, foi lançada a ISO 26000. Essa tabela de normas, que responsabiliza as empresas por seus impactos na sociedade, ajuda os gestores sobre como aplicar a RSE em termos de:

  • direitos humanos;

  • meio ambiente;

  • sustentabilidade;

  • governança.

Além disso, é necessário entender que a RSE não pode ser apenas um valor escrito em planejamentos estratégicos. As ações envolvidas no conceito devem ser vivenciadas diariamente por todos os seus públicos envolvidos.


Mudanças na produção

Uma boa iniciativa para quem está começando é a redução da poluição e do impacto ambiental. Dessa maneira, optar por matérias-primas e processos produtivos menos poluentes já é um ótimo ponto de partida ao promover o cuidado com o meio ambiente.


Além disso, estimular ações voluntárias entre os funcionários de uma empresa auxilia no aumento da Responsabilidade Empresarial Social. Outro exemplo de engajamento são atividades de doações para instituições sem fins lucrativos que funcionam tanto para a imagem do negócio quanto para a sociedade.


Com um olhar estratégico, pense ainda em práticas internas. Questões como valorização, oportunidade de crescimento, incentivo aos estudos, equidade salarial e participação em decisões devem ser implementadas entre os valores de atuação.


Conheça os principais indicadores de RSE

Para quem não sabe exatamente por onde começar, o Instituto Ethos possui ferramentas de gestão que auxiliam as organizações na implementação da RSE. No ano 2000, foram criados, inclusive, os chamados Indicadores Ethos. A partir disso, os gestores conhecem melhor o próprio negócio para identificar quais ações positivas se encaixam em sua maneira de atuar no mercado.


Por meio de um sistema online, é possível construir o planejamento das campanhas necessárias de forma personalizada. E essa ferramenta passa por um processo de revisão contínuo. São diversos stakeholders que ajudam na melhoria do sistema de gestão com a implementação da RSE nas organizações.


O objetivo principal, aqui, é garantir informações para a tomada de decisão. Dentro dos indicadores, há diversos módulos e funcionalidades extremamente intuitivos.


Assim, além do planejamento, é possível utilizar estes indicadores em uma gestão de risco com base nesse sistema.


Em resumo, a Responsabilidade Social Empresarial não apenas é possível quanto possui facilitadores para sua implantação. Por meio de um planejamento estratégico, por exemplo, se torna mais simples agregar valor ao negócio e contribuir significativamente conforme os problemas da sociedade.


Você conseguiu entender o significado prático da RSE? Deixe um comentário e nos conte como ela vai ser implementada em sua empresa.


Este‌ ‌conteúdo‌ ‌foi‌ ‌doado‌ ‌por‌ ‌‌SHARE‌ ‌| EPIC‌ ‌CONTENT‌

Planejador‌ ‌de‌ ‌Pauta:‌ ‌‌Lívia Santos

Redator:‌ ‌(Nome)‌: Claudia Zabka

Revisor:‌ Carla Gomes

Análise de Conteúdo: Epic Content


0 visualização
  • whatsapp
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle